Hoje é celebrado o Dia Nacional do Motociclista, mas você sabe como se instituiu essa data e por qual motivo?
O Dia Nacional do Motociclista é celebrado no dia 27 de julho por uma razão bem especial: nos anos 70, a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM), percebeu que havia muitas datas diferentes nas quais eram comemorados variados “Dias do Motociclista” pelo país.
Contudo, nenhum deles era “oficial”, o que bagunçava o calendário e tirava a importância da data.
E exatamente nesse dia do ano de 1974 um ex-mecânico chamado Marcus Bernardi faleceu. Seu amor pelas motos tornou Bernardi popular e querido entre todos, fazendo com que, em 1982 o Deputado Alcides Franciscatto, sugerisse que o Dia Nacional do Motociclista passasse a ser lembrado no dia 27 de julho, em homenagem póstuma ao falecido.
Dessa forma, a ABRAM chegou à conclusão de que era desnecessário criar uma nova data para o Dia Nacional do Motociclista e aprovou a proposta de solenizar o Dia do Motociclista no aniversário de falecimento de Marcus Bernardi.
O movimento ganhou força e, em 1984, o deputado Alcides Franciscatto propôs que a data fosse incorporada ao calendário brasileiro. E desde então, o dia 27 de julho passou a ser, oficialmente, o Dia Nacional do Motociclista.
Fonte: https://www.geracaoyamaha.com.br/blog/dia-nacional-do-motociclista-2/