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O VALIOSO UNIVERSO DAS SEMINOVAS

As transações de motocicletas seminovas ou usadas estão aquecidas no Brasil. Fatores como a alta do combustível, a busca por alternativas para evitar aglomerações no transporte público, além do uso de motos para serviços de delivery estão contribuindo para manter esta demanda em alta.

Um estudo da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) mostra que, de janeiro a outubro deste ano, foram comercializadas 2.746.622 motocicletas usadas, resultado que corresponde a um avanço de 27,3% sobre as 2.158.185 unidades negociadas no mesmo período de 2020.

Para aproveitar a valorização das seminovas ou usadas é extremamente importante que a equipe de vendas conheça muito bem os produtos que estão sendo comercializados na concessionária. Normalmente, o comprador fará muitas perguntas para saber o máximo de informações disponíveis sobre a moto antes de fechar o negócio.

Além de contar com um estoque de seminovas ou usadas em boas condições, é fundamental que os consultores de vendas tenham as qualidades dos produtos na ponta da língua. Neste tipo de negócio, questionamentos negativos são muito comuns.

Assim, o vendedor precisa destacar os aspectos positivos da moto, sem mascarar possíveis defeitos. O importante nesse momento é ser sincero. Isso, com certeza, fará ganhar a confiança do consumidor.

Outro ponto essencial é entender a realidade do cliente que está procurando o produto, para oferecer um bom atendimento e a motocicleta usada sob medida. Uma das estratégias utilizadas por vendedores da Rede Yamaha é adotar um briefing, onde são anotadas as principais necessidades do potencial comprador.

Para vender mais seminovas, é preciso ter foco no digital. Começando pelas Redes Sociais, é possível apresentar diariamente o estoque de usadas, as vantagens, as promoções e até mesmo ofertas exclusivas. Lembrando que boas fotos e vídeos ajudam muito nessa tarefa.

Outra sugestão que pode trazer ótimos resultados é a possibilidade de direcionar anúncios com segmentação por dados estatísticos da população. Portanto, é importante utilizar anúncios pagos em campanhas, caso esse passo seja relevante e viável para sua estratégia.

Para o cliente há muitos benefícios em comprar uma moto usada. As razões mais óbvias e popular é o preço imbatível e a pronta entrega. O comprador também sabe que no momento em que ele adquiri uma seminova, o período de depreciação do produto já passou. Além disso, ele também economizará no valor do seguro.

As seminovas não podem jamais serem vistas como um problema. Mas sim como uma oportunidade para ampliar as margens de vendas de uma concessionária. Essa cultura, portanto, precisa ser criada pelas lideranças. Saber como avaliar uma motocicleta usada e agregar valor com esta estratégia é inteligente para diversificar as fontes de renda.

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